top of page
História da Construção da Paróquia Santa Cruz

Em 1982, sob direção do Pe. José de Paula Netto, tiveram início as obras de construção da igreja matriz definitiva: a Igreja de Nossa Senhora Aparecida. No ano anterior, o Pe. Geraldo precisou passar alguns meses em belo Horizonte a fim de fazer um tratamento de saúde. Como o seu retorno não tinha data marcada, a planta da Igreja foi definida pelo Pe. Jorge Albertini (membro da Congregação da Consolata, que desde 1979 estava em Alta Floresta ajudando o Pe. Geraldo. Em setembro de 1981, Pe. Jorge viria a ser o primeiro Pároco da Paróquia Santo Antonio – de Paranaita) e devidamente aprovada por Dom Henrique Froehlich (Bispo da Diocese na ocasião). A partir de então, foi formada uma comissão com empresários da cidade para tocar a obra.

No círculo vermelho, a primeira construção da Matriz. No Círculo azul, o início da construção do novo prédio.
A construção em seu início...

Fazendo eco às dimensões da Igreja, grandes festas juninas foram promovidas até fins da década de 80. Posto que essas festas abrangeram todo o período de auge do garimpo, não é de causar surpresa que rendas fabulosas tenham dado. A soma levantada era investida não só na construção da Igreja, mas também ´para cobrir despesas de todo o trabalho paroquial.

A Igreja foi inaugurada em 1986, quando ainda faltavam alguns detalhes de acabamento. Para a conclusão da obra, foram promovidas campanhas de doações – do piso, forro, bancos, etc. Quanto a mão-de-obra, além de operários contratados, mais uma vez, pôde-se contar com a generosa participação do povo de Alta Floresta.

 

Cerca de vinte anos depois, a Igreja passou por uma grande reforma – troca de piso, reforma na sala do Santíssimo, no altar, e a construção da torre do sino, que por falta de verba não foi feita no momento da construção da Igreja, apesar de constar no projeto. Mais uma vez, houve a participação dos fiéis com doações.

Matriz Ano de 2008
Matriz Ano de 2017
DSC06755.JPG
Matriz Ano de 2019
bottom of page